quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

Por uma relação humana mais doce!

Há algum tempo tenho estado na luta firme pela humanização na área da saúde, principalmente nos métodos alternativos de tratamentos. Pois bem, não sei como falar de humanização sem falar de amor, muito amor, e respeito, mais um tanto de respeito mesmo.
Com o projeto do Pague o Quanto Puder, tive o presente de receber pessoas de idades, lugares, jeitos, necessidades, completamente diferentes umas das outras e isso foi tão delicioso quanto engrandecedor.
Quando falo de uma relação terapeuta/paciente, me resta o ser humano. Percebi que por mais cursos que me formasse, por mais que estudasse, por mil e um diplomas que pendurasse em meu consultório, se não me lembrasse que antes de tudo sou um ser humano, imperfeito, em desenvolvimento, procurando ser alguém melhor, sentada em frente a um outro ser humano paciente e confiante em relação a minha imperfeição, ao meu desenvolvimento e a minha busca de ser alguém melhor, nada disso teria valor.
Hoje, ao despedir-me de minha querida paciente amiga ou amiga paciente, tive o gosto doce do Brownie que ela preparou com todo o amor e me presenteou me relembrando de como fundamental escolher ser humana nessas encostadas no muro que a vida nos dá. As vezes vem em brownie, outras no sorriso de uma criança, em flores ou em abraços aliviados, mas o que posso dizer é que não há nada melhor do que perceber-se humana ao lidar com um outro ser humano e simplesmente oferecer abrigo mostrando que estamos todos no mesmo barco e nesse barco, um pode remar um pouco mais enquanto o outro descansa!
Portanto, deixo um pedido sincero aos pacientes: que continuem sendo pacientes sem padecer mas cultivando a paciência conosco, terapeutas tão humanos quanto vós, e nos permitindo aprender tanto nessa relação de confiança e entrega àquilo que o outro tem a lhe somar. Aos companheiros de trabalho, o convite é outro: permita-se esquecer tudo que aprendeu e olhar no fundo dos olhos do seu paciente, aprendendo tudo que ele tem para lhe ensinar, permita-se colocar-se no lugar do outro, deixando o amor falar mais alto que todas as teorias chatas e velhas formadas sobre tudo, o resultado pode ser muito mais terapêutico que todos os seus anos de trabalho!

Deixo documentada a minha imensa e eterna gratidão a cada um dos pacientes que em mim confiaram e contribuíram para a minha formação como profissional e ser humano, meu trabalho nada seria sem o apoio de você e com certeza e para, por e com vocês que ele se mantém firme!

Continuem amando sem limites!
Mil vezes GRATIDÃO,
Rafaela Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário