quinta-feira, 14 de março de 2013

O que é Terapia Crânio Sacral?


Tudo começou no início do século passado com o médico osteopata William Sutherland, que observou a possibilidade de mobilidade nos ossos que constituem o crânio e resolveu estudar o quão real era a sua intuição. Após 20 anos de pesquisa ele afirmou a veracidade de sua intuição desenvolvendo um novo sistema de exame e tratamento conhecido como Osteopatia Craniana.

Em 1970 o Dr. John Upledger pode observar, durante uma cirurgia, o movimento rítmico do sistema craniossacral. E foi a partir do conhecimento das idéias e algumas das técnicas de Sutherland que Dr. Upledger compreendeu esse movimento que se estendia do crânio ao sacro e a relação que existia entre esse fluxo e a mobilidade dos ossos cranianos. Era como se aquele fluído que se movimentava nesse “circuito” servisse como um óleo para que esse mecanismo continuasse a funcionar. Depois de incorporar e refinar as técnicas de William Sutherland, foi capaz de comprovar a existência do sistema craniossacral cientificamente, testando e documentando a influência da Terapia Crânio Sacral pela Michigan State University.

O movimento rítmico desse sistema passa pelo crânio, percorre a nossa coluna vertebral e segue até o sacro, indo e voltando, distribuindo fluidos e mandando mensagens para que o nosso corpo mantenha-se saudável e em equilíbrio. Uma vez que esse fluxo sofre uma arritmia por conta de alguma tensão, restrição ou qualquer que seja o motivo, o movimento fica comprometido assim como o nosso equilíbrio, saúde e bem estar.

O objetivo dessa terapia é liberar a passagem desse fluxo. Isso acontece através do contato sutil do terapeuta, que funciona como um estímulo, para que o cérebro volte a sua atenção para a área trabalhada relaxando a região e abrindo espaço para que esse movimento volte a fluir em um ritmo ininterrupto, reorganizando a homeostase do corpo, propriedade interna que temos de mantermos nossos sistemas em equilíbrio.

A TCS é muito recomendada para recém nascidos, podendo evitar muitas complicações pós parto, assim como para as gestantes, pois auxilia na posição do bebe, e para idosos, por ter um toque muito leve. A saúde do sistema crâniossacral é essencial para que o nosso organismo funcione bem, portanto essa terapia traz benefícios a todos! Na lista dos desequilíbrios aliviados por essa técnica, estão:
  • Dores de Cabeça;
  • Dificuldades de Coordenação Motora;
  • Eliminação dos efeitos negativos do stress;
  • Fadiga Crônica;
  • Desordens do sistema nervoso central;
  • Autismo;
  • Paralisia;
  • Dislexia;
  • Asma, bronquite, problemas respiratórios, etc;
  • Sinusite, tonturas e zumbidos;
  • Disfunção da articulação tempero mandibular (ATM);
  • Problemas de olhos como estrabismo, nystagmus, etc;
  • Hiperatividade, desordens de atenção, etc;
  • Artrite e Artrite Reumatóide;
  • Entre outros. 

Que curiosidades e intuições como a de William Sutherland e John Upledger continuem sendo estimuladas para o desenvolvimento da humanidade. É com gratidão que seguirei e praticarei estes estudos, que foram ministrados com muita sabedoria pela minha querida professora Tamra Ana, cultivando e valorizando a medicina que é feita por amor pelo paciente e alimentando a relação de entrega e interdependência tão essencial para a nossa evolução.

Para a sua curiosidade, um pouco mais sobre alguns dos assuntos abordados:

Sintam-se abraçados!

3 comentários:

  1. existe curso disso no Brasil?
    dyscheifer@live.com

    ResponderExcluir
  2. Existe sim!

    Um deles é o do Instituto Upledger Brasil (http://www.upledgerbrasil.com/) que é o único representante do Upledger, médico qe documentou e começou a terapia.

    O curso que fiz nos Estados Unidos não foi Instituto Upledger, mesmo assim achei de altíssima qualidade.

    Não tenho conhecimento em relação a qualidade de outras escolas que ofereçam o curso em São Paulo, mas acredito que sejam boas também. Procurei no google e achei esse outro lugar também:

    http://www.atmam.com/novo/index.php/cursos/23-cranio-sacral?gclid=CMG0ypDH0bYCFQyDnQod6A4AyA

    Acho que vale a pena você conhecer as escolas e ver como se sente! :)

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Eu voltei apta a dar o curso, mas ainda não tenho como certificar ninguém por conta da burocracia.

    ResponderExcluir